sexta-feira, 25 de março de 2011

Mesa posta!


Genteeeeeeeeee, agora que minha casinha está começando a ficar com cara de "lar doce lar" (Titina, me apropriei!), estou ficando suuuuper empolgada a me envolver e me interessar mais pelas coisas que envolvem o "ofício". Não vejo a hora de estar tudo nos trinques para receber os amigos, fazermos jantarezinhos, lanchinhos, almocinhos e tudo o mais..
Então, aproveitando que estou nessa onda de doninha de casa, vou compartilhando por aqui com vocês algumas coisas que são do meu interesse.
O fato é que sou NUA E CRUA nesse assunto (tanto de casa, quanto de cozinha), por isso tenho uma longa jornada pela frente. Mas quando a gente toma gosto pela coisa, o que antes era obrigação, agora é apenas mais uma fonte de prazer.
Então, pra começar, e coerentemente com meu estilo fresco bem criado de ser,  um "croqui" (insisto, ainda se usa essa expressão??) sobre como montar uma mesa elegante e correta. Fucei isso das antigas do blog da Mariah, e, desde então, guardei para mim. Mas agora, além de me interessar efetivamente, achei legal compartilhar com vocês, ainda mais que o findi tá chegando e, assim, quem sabe não dá pra colocar em prática alguns aprendizados, néaahm?!?




Afinal, bem servir as pessoas queridas é muito mais do que uma obrigação.
É um gosto!


13 comentários:

  1. A última frase do texto diz tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de que você cuidará de todos os detalhes para suas "visitas" (termo da época de croqui rs) com UM CARINHO ENORME e conseguirá fazer tudo sem perder a paciência, mesmo considerando-se o seu perfeccionismo. Enfim, coisas de Anita!

    ResponderExcluir
  3. Micola, acho super chique uma mesa posta assim... Mas confesso que não sei me virar muito bem nela... Vc vai ter me ajudar quando eu for na sua casa, viu?

    ResponderExcluir
  4. Fê Ballet, quando estou com dúvidas, eu copio os outros "comensais" KKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  5. Ëhhh por isso q sou Fãaaa...Anita eh cultura&PHYNEZA messsmooo...aprendiii direitinhoooo a "servir bem", agooora usar toodos esses "instrumentos"??!!Amm?heheh , vou mentir naum...fico zonza, mas eu aprendoo...agora estudar q eh bom???!!!!PLEASE!!!hehehe...adoooro seus posts!!

    ResponderExcluir
  6. Michelli (já perdi a vergonha rs..rs..)25 de março de 2011 às 18:52

    Menina, ainda bem q tem manual!!!! rs...se não der pra decorar vou imprimir uma cola..(rs..)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece que hoje é meu dia de me interessar por etiqueta, estava no médico e peguei 1 revista, assunto: Etiqueta. Peguei 1 guia de fornecedores de casamento e no meio tinha o que? 1 entrevista com Fábio Arruda sobre etiqueta. Venho pro blog e sobre o que encontro entre os posts? etiqueta. kkkkkkkkk, ai, ai. E olha que nem gosto muito dessas coisas, rsrs. Mas nesse sociedade precisamos entender 1 pouquinho né?! Então, imprimi também, quem sabe 1 dia eu precise rsrs. eu nem sabia que tinha garfo e faca pra peixe, kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, que bom que gostaram do post, que foi útil. É claro que isso aí é um "croqui" completo, né. Não precisamos usar tudo isso em casa, especialmente se forem visitas tão íntimas, tão próximas como pais, irmãos, etc. Mas nada impede que adotemos, na medida do possível alguma postura legal, né. Tipo o lado certo da taça do vinho e da água. Que lado fica a faca e o garfo. E por aí vai..
    A Chris deu uma ideia excelente: imprimir para uma necessidade. É uma ótima mesmo. Deixa-se na gavetinha da cozinha para situações de emergência e, pronto, tá tudo resolvido..rs
    Papaula, sabia que gostaria da frase!
    Carla, perfeccionista sim, né, chatonilda não. Não mexxxxmo!
    Mícola, não vou ficar de frescura com vc não, viu? Só o primordial, hehe.
    Rachel, é de ficar zonza mesmo. Por isso a gente recorre à cola, né não, Michelli (sua sem vergonha!!! hihihi).
    E Chris, pelo visto isso é um sinal, hein?!? Vai que você está para receber a visita de uma ilustre autoridade aí pra frente e não tá nem sabendo. Pode ser "um aviso", vai saber.. Na dúvida, adquira "djá" sua cola!..
    Bjooooookas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Adorei esse post! Não sabia como montar uma mesa cheia de perequetê e vou deixar esta colinha comigo. Como vc disse, não precisamos usar tudo. Este guia serve como uma referência, e aí, dependendo do prato servido, usamos isto ou aquilo. Ah! To querendo te falar há algum tempo que em SP eu e Titina fizemos a receitinha do seu petit gateau. Para incrementar, fizemos um coulis de framboesa. O azedinho da fruta quebra um pouquinho o doce do petit e do sorvete de creme. Ficou delicioso! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKKKK. Ô Anita, rsrs. O pior é que existe mesmo essa possibilidade, rsrs. Embora eu não "goste", meu noivo gosta muito de política, e o pior é que nele é daquele tipo de coisa que está no sangue, rsrsrs. (Entretanto, atenção hein meninas, somos pessoas do bem e corretíssimas!! E inclusive esse é um medo meu, porque gente boa que se envolve com política aqui no Brasil, infelizmente, (no interior então) pode morrer cedo ou sofre demais com tanta pressão). Voltando ao assunto: já que mesmo assim quero casar com ele, eu já meio que me conformei rsrs. E ele conhece pelo menos metade dos políticos da cidadezinha do interior onde moraremos, e tem ainda umas figuras da capital que vira e mexe dão o ar da graça e liga pra ele daqui, liga de lá e assim vai. Sendo assim, depois que casarmos, vai que ele inventa de chamar esse povo?! rsrs. Sendo do interior do interior, deve ter deles que nem conhecem essas coisas todas de etiqueta não é?! Mas...eu sou quem não vou querer fazer feio, afinal, sempre tem aquele que conhece, rsrs. Quando eu receber em casa, melhor que eles pequem do que eu não é?! hehehe. E tirando isso, em dias de comemorações especiais, com a família e os amigos um diazinho caprichado com essas frescuras uma vez na vida caem bem não é?! rsrs. Mas só de vez em quando messsssssmo, porque eu gosto é de ser super prática, daquelas que gosta de todo mundo ajudando na cozinha e tudo rsrs. De toda forma, como já disse, a cola está impressa e guardada! : ) beijão!

    ResponderExcluir
  11. Ahh, Clarissa. Aquele dia que o Andrey veio aqui em casa ele comentou que vocês fizeram o petit lá em São Paulo. E duas vezes!!..rs. Que bom que gostaram e que deu certo! Depois você podia me passar a receita desse incremento que fizeram. Fiquei com água na boca!
    E a dica do "mesa posta" doi exatamente pra isso. Pra gente usar da melhor forma que nos parecer. Mas é sempre bom saber como é o certo, né.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha. Chris, não te falei? Parecia que estava adivinhando mesmo..rs. Entâo a senhorita, futura senhora, já vai treinando por aí. Não é pra todo dia, mas vai que um dia precisa, né.. Já fica sabendo. E a cola tá pronta..rs.
    Mas vocÊ tá certa. Não tem coisa melhor do que ficar todo mundo junto na cozinha. Mineira que sou então, nem fale..
    Bjokas

    ResponderExcluir