terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Farofa de linhaça

Hoje vim aqui dar uma sugestão de amiga. Sabe aquela receitinha que você guarda a sete chaves? Então, é isto que vim contar pra vocês. Hoje vou ensinar como se faz uma "farofa de linhaça". Não é bem uma receita das mais populares, um prato bonito e tal, mas eu garanto, é uma das receitas mais funcionais, saudáveis e fáceis de se fazer que já vi. Afinal de contas, se eu faço, qualquer um faz! E mais, para as mocinhas que sofrem com aqueeeeele probleminha abdominal que a maioria das mulhreres sofre, nuuuh, é a solução de seus problemas! E olhem, TODOS os ingredientes da farofa são altamente nutritivos e recomendados por médicos, nutricionistas e naturistas. Os benefícios e as propriedades eu destaquei logo abaixo da receita.

Ingredientes!
Você encontra em qualquer mercado, supermercado ou lojinha de produtos naturais.


Quantidade de cada ingrediente!
Se preferirem, façam a metade da receita para experimentarem primeiro .


Modo de fazer!

Em uma panela torre o gergelim, mexendo sem parar (ponto a gosto - EU gosto dele mais torradinho). Deixe esfriar e reserve.
Leve ao forno médio, num tabuleiro, a proteína de soja texturizada e a aveia, mexendo de vez em quando até que fique crocante. Deixe esfriar e misture todos os ingredientes. Guarde em recipientes bem fechados.

Gergelim antes e gergelim depois, já torradinho
A linhaça deve ser triturada  na hora do preparo (usei o liquidificador), para não perder seus nutrientes
Juntanto todos os ingredientes e misturando.. E prontinho!

 Modo de uso:

O ideal é usar 2 colheres de sopa pela manhã e 2 no almoço ou à noite.
Obs.: como a farofa é neutra, ou seja, não é salgada, nem doce, você pode usar tanto na comida, salada, quanto em sobremesas, iogurtes, vitaminas e frutas. Se você quiser deixá-la mais adocicada, pode acrescentar passas, ameixa e até um pouco de açúcar mascavo (para não diminuir saudabilidade haha - acabei de inventar - da receita), fica uma delícia!! Vai ficar parecendo uma granola.
O que eu tenho feito é o seguinte. Como almoço fora quase todo dia, eu levo um potinho na bolsa e coloco no meu prato, depois de servido.

É bom guardar em um recipiente bem fechado. Eu coloco nessas latas (tipo essas que a gente ganha panetone dos shoppings todo ano..rsrs) e, para vedar ainda mais, eu coloco dentro de um saquinho de plástico e lacro. Assim como nas fotos abaixo.



PROPRIEDADES DA LINHAÇA:
 

Os efeitos curativos da semente de linhaça moída.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTUDO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm focado sua atenção nesta semente para a prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças :

CÂNCER: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

PERDA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais à tarde.

SISTEMA DIGESTIVO: Prevê ou cura o câncer de cólon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal, expulsa os gases gástricos  É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém grande quantidade dos dois tipos de fibras dietéticas: solúveis e insolúveis. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a tensão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmissores (reanimações naturais).

SISTEMA IMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça, por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia. 

SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características ÚNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a
função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. JH. Vane, ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc. 

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta a ser mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa . Use-a como geléia para fixar e NUTRIR o cabelo. Não use vaselinas que danificam o couro cabeludo e o cabelo.

DIABETES: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

15 comentários:

  1. Titiça linda,
    Gostei muito da farofa de ingredientes tão saudáveis que você nos presenteou,para estarmos com a saúde mais em dia. Beijos da sua Mami.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Anita, parece que vc adivinhou. Sofro muito desse mal ai. Nos últimos tempos então, nem de fala. Vou com cereza aproveitar sua dica, que parece ser muito especial. Por isso q amo esse blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anaaaaaaaaaa, o que aconteceu no último post? Acabei de ver os comentários lá e não entendi nada. Me explica!!! Ótima matéria a de hj! Muito útil e vou tentar fazer.
    Maria

    ResponderExcluir
  4. OOOOiiii...
    Isso é quase um post de utilidade pública (principalmente feminina) devido aos benefícios dessa farofa. Rsrsrs. Parece aquelas rações humanas que foram muito comentadas há pouco tempo na mídia.
    Já uso a linhaça há um bom tempo e aprendi que ela deve ser guardada sempre em potes como o seu, que não entram luz, para não perder suas propriedades. Caso contrário, vc só deve triturar o que for usar naquela hora.
    Ótima dica.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  5. OOOOiiii...
    Isso é quase um post de utilidade pública (principalmente feminina) devido aos benefícios dessa farofa. Rsrsrs. Parece aquelas rações humanas que foram muito comentadas há pouco tempo na mídia.
    Já uso a linhaça há um bom tempo e aprendi que ela deve ser guardada sempre em potes como o seu, que não entram luz, para não perder suas propriedades. Caso contrário, vc só deve triturar o que for usar naquela hora.
    Ótima dica.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  6. umm tudo de bom essa receitinha srsr , la em casa tem uma lata desse também kkk mas tem outros bagulhoes dentro srsr , agora esse receita minha mami vivi atras pois ela usa eses ingredientes com com banana na vitamina como farofa mesmo de tanto ela mistura eu acabo comendo confesso srsr, ja copie a receita vou passar pra ela srs .

    ResponderExcluir
  7. Mamita, andava com saudades de você por aqui! Vc acredita que fiz a mais a receita para levar pra vc no meu niver e acabei esquecendo. Que sacola!
    Lu, uooooooba! Que bom que vai servir pra você! Experimenta e me conta o que achou. Tenho certeza de que surtirá efeito!
    Maria do céu! Sabe o que aconteceu? Fiz um comentário logo abaixo do seu, só que aparecia o seu nome. Como se vc tivesse escrito aquilo. É a terceira vez que isto acontece. Uma vez foi com uma Tereza que saiu o meu nome. Outra vez foi com a Raquel (de Torres) que assinou como Anita. E por fim, ontem, eu apareci como Maria. Pelo que percebi, nos três casos, repetiu o nome do último que comentou. Um perigo isso, né? Mas já já vou migrar do blogger para o wordpress e acho que esses probleminhas serão solucionados! fica traaaaaaaaaaanquila!
    Ju, que bom que gostou!!!!! Realmente parece a farofa humana, só que com mais ingredientes. COm certeza, tão bom quanto! E vc tá certíssima. A embalagem tem que ser MUITO bem fechada para não "oxidar" e perder os efeitos.
    Moniquinha, fala pra sua Mamizinha fazer, pois se ela já gosta dos ingredientes, será uma mão na roda! Lata dentro com uns bagulhos é ótimo..kkk.

    ResponderExcluir
  8. Menina, sabe que eu já tomo linhaça há muito tempo?? Só que eu tomo em capsula, pois não tive disciplina suficiente para ingerir como farofa...rsrsrs
    Mas a linhaça é realmente tudo de bom, sou super adepta!! Adorei o artigo! Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Oi! Valeu a dica! Depois vou experimentar!

    ResponderExcluir
  10. Cynthia, não conhecia a linhaça em cápsulas. Seria o óleozinho dela? Esse povo inventa cada uma, né? Mas, mesmo assim, não deixe de experimentar nesta versão, pois além de todos os benefícios, tem um muito especia: "tistiiiiino".. hahaha
    Carlota: ;)

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe chegou a fazer essa farofa e me mandar pelo correio, de tanto que eu gostava (e morria de preguiça de fazer, claro. rs)!

    ResponderExcluir
  12. *-------*
    como a minha vó diz, essa é boa pras vistas, é boa pra pele, é boa pro intestino hehe

    ResponderExcluir
  13. A cápsula é feita do óleo dela sim, Ana!! Já pensei na farofa, mas não sou disciplinada suficiente e acabo esquecendo...rsrsrs
    E vc tem razão, é boa pro "tistiiiino" e para o colesterol tb! Beijos...

    ResponderExcluir
  14. Silvia, não lembro direito. Mas fui eu que te dei a receita, não foi?
    Cynthia, também não sou asssimmmmmmm, não. Mas tô tentando ser!! Bjokinhas

    ResponderExcluir
  15. Estreia no blog! Ei Fabrícia, tudo bem? Adoreeeeeei a "sabedoria" da sua vó. Aliás, se tem uma coisa que amo nesta vida é, vó, CLARO, mas causos de vó. Ôooooooo saudades. Obrigada pela visitinha no Anita bem criada! Espero vê-la mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir