segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Turbulência na volta pra casa


JOÇA!

Preciso compartilhar com vocês minha revolta com a  *&$()&*#$&¨#&¨$#$&#*$&*¨!%¨+#*& da cia. aérea WEBJET. Sabem aquela história de que o barato sai caro? Pois bem, isto se aplica INTEGRALMENTE ao caso que vou contar.
Empolgados com os excelentes preços da dita cuja, antecipamos nossas compras de passagens para o fim de ano e, desde então, nos demos por sossegados com isso.
Na ida nosso voo teve um atraso de cerca de 3 horas de viagem (de Foz do Iguaçú para Porto Alegre). Tá, é péssimo, mas enfim, acontece, né.. Antes sairíamos às 22:10; com o atraso, saímos por volta de 01:00 da matina. Tudo bem, tudo bem.. na ida tudo é festa, ainda estamos descansados, empolgados e na expectativa.
Já na volta, a coisa muda de figura. Estávamos com passagem de Porto Alegre para Belo Horizonte no sábado, dia 1º, às 21:44. Explico: o destino final era pra ser Brasília mesmo. Mas é que deixei um zibilhão de roupas, sapatos, compritchas e tudo o mais em BH, pra não ter que ficar carregando tudo isso de um lado pra outro nesses dias intensos de viagem. Então, de Porto Alegre iríamos, no sábado, para BH, e de BH, no domingo, partiríamos para Brasília, levando a minha "mudança" (hihi).
 Continuando, no sábado, depois de viajarmos de Torres (praia em que passamos o Reveillon) para Porto Alegre, formos para o aero, fizemos o check-in e, depois de algum tempo já de atraso ouvimos beeem por acaso de um senhora bastante revoltada a bela notícia de que nosso voo seria cancelado. Frise-se, nenhum funcionário foi nos dar a notícia. Soubemos por meio do "diz-que-me-disse". Todos e, especialmente eu, ficamos boquiabertos com aquilo, totalmente sem reação. Aí foi um Deus nos acuda, íamos de um lado a outro do aeroporto pedindo informações, ligando pra dar notícias, o pessoal da empresa completamente sem traquejo com os passageiros, perdidos e até meio desesperados com a situação. Até que, enfim, foi formalizada a bomba: voo cancelado.. Neeeeeeeem..
Daí, nos informaram que deveríamos ir para a esteira para pegar as bagagens, enfrentar uma fila imensa para pegar o voucher do hotel no qual nos hospedaríamos (detalhe: ainda não sabiam se tinha hotel, especialmente considerando-se tratar-se do final de semana de Reveillon em nada menos que Porto Alegre!!!), remarcar as passagens e enfim, pegar o busão que nos levaria ao sono dos anjos (rá-rá, só rindo).
Como já trabalharia na segunda-feira, o que me restou foi conversar com aquele povinho lá e, em vez de ir para BH pegar minhas cositas (snif), vir direto pra BSB, já que nos havia sobrado pouco tempo. Então, remarcamos a passagem para domingo às 8:28 e disseram para pegarmos um taxi do hotel para o aero e não esquecermos de pegar a notinha, já que seríamos ressarcidos imediatamente antes do voo (isso foi o gerente RIBEIRO que me informou pessoalmente). Ah, e detalhe 2: quando recebemos a fatídica notícia, informaram-nos que teríamos todos os direitos assegurados (o que se restringiu, naquele momento, à informação de que teríamos o hotel, uma refeição ao chegarmos e o transporte de retorno ao aero no dia seguinte cedo).
Feito tudo isso, pegamos o busão quase meia-noite (estávamos no aeroporto desde 18:30!!) e o motora, no meio do caminho, para o ônibus e pergunta: "alguém aí sabe chegar no hotel"?? Gente, vocês não acreditam na RACHAÇÃO que foi!!! Imaginem só, tudo que menos precisávamos naquele momento era ficarmos perdidos no meio da cidade, depois de tudo aquilo e numa hora daquelas.
Até que uma fia de Deus tomou a frente e guiou o motora.
Chegamos no hotel (até não era ruím), fizemos o check-in e, antes de subirmos, perguntamos sobre a refeição. O atendente respondeu com um sorriso amarelo: "desculpem senhores, mas não temos condição de fornecer refeição para tantas pessoas ao mesmo tempo, a cia. aérea se equivocou". No pé que tava a coisa, não tínhamos nem estômago para discutir aquilo ali. Pegamos as coisas, fomos para o quarto, comemos uma Pringles e tava bom demais.
No dia seguinte, pedimos um taxi para o aero e, conforme orientado, pedimos o recibo do valor pago. Chegando no aero (1:40 minutos antes do voo!!!) as filas estavam QUI-LO-MÉ-TRI-CAS! Vocês não imaginam o que era aquilo ali. Chegando no guichê para solicitarmos o reembolso, qual a informação recebida??? "Senhores, não temos autorização para reembolso, se quiserem entrem na Justiça." Falei, "whaaaata"????? Na hora pedi para falar com o gerente/supervisor, que já não era mais o tal RIBEIRO, e sim, o tal de DJALMA JUNIOR. O mesmo me disse que não existia esse tipo de orientação, mas que pegaria meus dados bancários e efetuaria o ressarcimento ainda ontem. Pergunta: alguém aí recebeu esse $$$??? Porque EUZINHA aqui NÃO!
Ok! Chegando sãos e salvos, nessa altura do campeonato, era o que bastava pra nós. Mas não, não podia parar por aí, né.. Chegando em Brasília tenho a grata surpresa de ver que minha mala (linda E nova!) havia sido violada (cadeado e puxador arrancados). Bom, né!?!? Mais uma vez procurei um funcionário para saber como aquilo ficaria já que, para mim, no mínimo, eles tinham que fazer o conserto da mala, e simplesmente me disseram que se não houve furto (graças a Deus, não houve), não tinha a ser feito. Nessa hora meu sangue já tinha subido e voltado da cabeça aos pés umas 4397538439048 vezes (sou baixinha, né, dá pra imaginar) e então exigi falar mais uma vez com o gerente dessa BUDEGA. Acho que nem preciso dizer o resultado dessa conversa né. Mas tá, não resisto e vou resumir. A orientação dada? Entra em contato no 0800 que eles a informarão de que realmente não há nada a ser feito.
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Socooooooooooooooooooooooooorro!
Que óoooooooooodeeeeeeeeeeeeeo que tive dessa WEBJET!
O fioda de tudo isso é que realmente é quase uma concorrência desleal no quesito preço. Enquanto uma passagem dessa porcaria aí custa até 49 reais um trecho, a TAM ou a Gol, no mesmo trecho, cobram cerca de 200, 300. Especialmente no meu caso em que VIVO na ponte-aérea por aí é muito complicado.
Mas que isso sirva de alerta pra vocês. O que quero dizer é, se não dá para deixar de viajar por essa titica de cia. aérea WEBJET, pelo menos evitem dias e épocas de muita demanda. O que percebi é que eles até trabalham direitinho se TUDO der certo (tempo bom, tripulação à disposição, aeroportos jogados às traças de tão vazios, e por aí vai). Eu já voei muito de BH-BSB e BSB-BH e NADA deu errado. Até bem pouco tempo atrás defendi essa inconha numa conversa com meu cunhado. O que não sabem é trabalhar em meio a adversidades.
Inclusive eu inicio uma campanha aqui: WEBJET FORA DAS OLIMPÍADAS E DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL!!
Ela deveria ser PROIBIDA de voar nessas épocas, pois, sinceramente, NÃO vai dar conta. Sei que todas as outras têm seus pontos fracos, suas falhas, mas DUVIDO que cometam tantos erros como estes cometidos NUM SÓ DIA!!! Puuuuuuuuuuutz greta!
Ahhhh, e detalhe 3: o motivo do cancelamento do voo láaaa em POA? Falta de tripulação! A aeronave tava parada no pátio desde 7 da manhã, mas a tripulação "perdeu um voo" lá em São Paulo.
E não, isso nãaaaaaao é pegadinha!

Eis aqui meu desabafo para, no próximo post, falar das coisas boas!

14 comentários:

  1. Noossaaaa... realmente foi um desabafo!
    Mas acho que vc deveria postá-lo também na área "reclamações" da Webjet, da ANAC, e até das outras companhias (se for possível)...
    Mas sinceramente... o que importa é que vcs chegaram bem. Isso sim!

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  2. EXCELENTE IDEIA PAPAULA!!! Vou postar em todos os canais/veículos de reclamação de que tenho notícia. Nem tinha me tocado para isso.
    Realmente, no final das contas, o que importava era chegarmos bem, né.. E isso, chegamos!!
    Mas acho que por cidadania ou mesmo gentileza urbana, mais pessoas precisvam ficar sabendo disso. Aguardem-me!
    Bjokas

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  3. Poxa, que pena...
    WEBJET SUCKS mesmo!
    Eu trouxe um isopor com peixe de Salvador (coisa de mamis..."peixe, só no nordeste"...rs) e tive de despachá-lo. Tudo lacradinho, certinho e qdo chego: cadê o isopor? Nada...Aí fiquei um tempão lá, pedi para olharem 1000 vezes e nada...No dia seguinte, fiquei ligando um tantão de vezes e nada...Aí umas 22h do dia seguinte, a "tchonga" da mulher me liga: olha, vc deixou o isopor aqui em Confins, venha buscar!
    #$%!#$¨&$%&$%&%$$$$#¨%@$¨$%@
    APAP#$#$@#$#@ QUE O PARIU WEBJET

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. E aninha acho que não fui a unica que passei aperto com a webjet hihihi bem vinda ao club webjet estresse e pra desabafar mesmoooooo.

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  6. Oi Ana!
    Nossa, pelo TAMANHO do desabafo, imagino o QUÃO MAIOR foi sua irritação e com TODA razão, né?
    E ainda chamam esse tipo de coisa de "mero dissabor"...

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  7. Lica, então você pode me dar as mãos né.. E pelo visto, a Moniquinha também! Affffffffffffffffffo!
    FâdANA, isso aqui ainda foi pouco pra expressar minha IRA..ódeo!

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  8. MISSÃO CUMPRIDA: reclamação postada no site ReclameAqui (link para visualização: http://www.reclameaqui.com.br/959931/webjet-linhas-aerea/atraso-cancelamento-de-voo-informacoes-inveridicas-nao-reemb/ ), bem como, protocolada também na empresa WebJet.

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  9. Parabéns pela iniciativa Ana ! O Consumidor brasileiro precisa aprender a exigir respeito e serviço de qualidade ! Palmas para Você !

    Dennes Oliveira

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  10. Ai meu Deus!!! Por que eu não li isso antes????? comprei as passagens pela WEBJET!!!! e agora...???Agora é ir e voltar (tentar né!?) e depois contar como foi...rs...Michelli...

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  11. Ei Dennes! Obrigada. É o mínimo que temos a fazer, né..
    E Michelli, fique tranquila. Como falei acima, não temos como fugir dos bons preços da empresa. Mas fique atenta a tudo e cerque-se de cuidados, especialmente se viajar em época de muita demanda.
    Bjim e boa sorte! Depois você nos conta como foi..hehe

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  12. Oi Anita, parabéns pela atitude, trabalho lá e só eu sei o que passageiro passa, até pq eu passo junto sou comissária.

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  13. Oi "anônima"! Obrigada! Mas se não fizermos nossa parte, não poderemos reclamar. Pelo menos a minha eu fiz. Obrigada por participar e por corroborar tudo que disse. Sei que é melhor para você não se identificar nesse momento, mas depois participe do blog também. Vou adorar! Bjokas, Anita

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