domingo, 16 de janeiro de 2011

Gustusura do dia


Conforme prometi, aqui estou eu para passar a receitinha de uma das especialidades da minha irmã: o seu DI-VI-NO petit gateau! Pois é, para quem não se lembra, essa foi a sobremesa servida no nosso Natal, que eu simplesmente AMO! Como é uma sobremesa beeeem docinha, acredito que agrada a cerca de 101% da muguegada e, arrisco eu, uns 60% dos hombres. Mas para uma "quebrada" no doce, dei umas humildes sugestõezinhas ali embaixo. Porém, recomendo usarem a criatividade, bem como observarem o seu paladar e o de quem você irão servir. Fora isso, só digo que é algo para se comer de joelhos..


Petit Gateau

INGREDIENTES:

·         200 g de chocolate meio amargo (uma barra daquelas grandes tradicionais)
·         2 colheres de manteiga sem sal (usamos com sal e deu na mesma)
·         1/4 de xícara de chá de açúcar
·         2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
·         2 ovos inteiros (tirar a pele da gema para evitar cheiro e gosto fortes)
·         2 gemas (idem ao de cima)

* Rende uma média de 06 porções


Todos os ingredientes reunidos


MODO DE PREPARO:


1.   Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria


2.   Bata os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro (mas não é para endurecer)


3.   Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula


4.   Depois, unte as forminhas, passe trigo e coloque a massa



5.   Pré-aqueça o forno e leve para assar de 7 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho para fazer o efeito de calda


6.   É recomendado desenformar enquanto ainda quente
7.   Terminado o processo, coloque diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme. Mas se quiserem algo um pouco menos doce, sugiro experimentarem sorvete de pistache ou maracujá (mais azedinho).




Se quiserem incrementar com um brigadeirozinho de leve por cima, também fica uma DILIÇURA!! Basta observarem..





* DICA ESPECIAL: Se quiserem fazer uma quantidade maior para já deixarem pronto para quando receberem uma visitinha ou simplesmente para quando der vontade assim do nada e não ter que passar por tooooodo o processo, basta deixarem no freezer ou congelador a massa já pronta dentro das forminhas, apenas colocando um plástico filme para proteger do congelamento (assim como ilustro abaixo). Mas atenção, nesse caso, quando retirarem o plástico para levar ao forno, deixem uma média de 16, 17 minutos para dar tempo de descongelar e assar boa parte da massa (sempre lembrando de deixar mais mole por dentro para o efeito de calda).


Bon appétit!


14 comentários:

  1. Acredita que não sou de chocolates? Mesmo assim adorei a dica, vou passar a receitinha aqui em casa e fazer pro meu namorado chocolatra. rs

    ResponderExcluir
  2. Ana, que capricho nas fotos e explicações!
    Eu AMO Petit Gateau.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o passo-a-passo da receitinha!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, Lé. Uma das minhas sobremesas preferidas. O petit gateau (preparado por mim) tb foi a sobremesa do natal na casa da minha sogrinha. bjs

    ResponderExcluir
  5. E adorei a dica do brigadeiro por cima. Vou testar!!!

    ResponderExcluir
  6. A receita parece ótima... e além de tudo é fácil. Vou tentar fazer, com certeza!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  7. Amore, vc que fez???
    Comi um no sábado!! Nhammm

    Acho que vou tentar essa receita sua!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa Mícola, isso é tortura!!! Que coisa mais deliciosa!!! To de dieta, sem doces por enquanto... Bjo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathálie! Tudo bem? Prazer!!!
    É tão raro homem gostar de chocolates! Meu marido mesmo não gosta.
    Sorte sua, que tem mais uma opção pra agradá-lo!
    A Lica fez a pergunta que não quer calar: Anita: foi você, vocezinha, que fez o pequeno bolo???

    ResponderExcluir
  10. Nathálie, como assim você não gostar de chocolate?!?!?! Uma das raríssimas mulheres nesse mundo.. aaaai, como eu queria..rsrsrs.
    Ficou bonitinho o passo-a-passo, não?!?! Ah, e meninas, acreditem ou não, fui euzinha sim que fiz! Claaaaaaaro que com a coordenação da Papaula que poderá dar seu depoimento por aqui depois.
    Mas exatamente por isso (porque eu fiz) é que vocês também podem, pois, é fato conhecido e notório: sou uma "negation" na cozinha! hahaha.. Mas esse daí, dáaaaaaaaa.. Podem se arriscar!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Como assim "negation" na cozinha??????
    Já faz petit... risoto... e tudo sozinha!
    Já já chego aí pra provar mais alguma novidade gastronômica, ok?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ana!!!!!
    Fiz o Petit... e ficou uma maravilha de tudibom!!!!
    Queria colocar seu link da receita lá no blog, pode?
    Bejins.....

    ResponderExcluir
  13. Lu, que coisa boa! O negócio é um pecado mesmo, não é? É ÓOOOOOOBVIO que pode colocar lá no seu blog sim. SEMPRE que quiser e O QUE quiser!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir