terça-feira, 6 de março de 2012

A MAC e seus acabamentos

Antes de mais nada, preciso dizer que esse post partiu de uma necessidade minha. Única e exclusivamente minha. Mas como estava sedenta por estas informações, de forma mais técnica e precisa, pensei: "Se pode ser útil pra mim, pode ser útil para minhas leitoras também"! E foi aí que, depois de aprender direitinho a lição, veio a ideia de postar por aqui.

Vocês já devem percebido que eu praticamente só uso batons da MAC. Não é por frescura não (pelo menos, não nesse caso..rs). Mas se eu contar que há mais ou menos um ano e meio atrás eu não usava sequer um gloss rosadinho na boca vocês acreditam? Eu o-di-a-va batons. Coloridos então, nuh! Para total tristeza de Mamita, vaidosa que só!


Até que eu resolvi "me abrir" pra MAC e aí, pronto, foi amor à primeira vista. Depois que se começa a usar produto bom a gente não quer mais largar. E foi aí que começou meu vício. Fui apresentada a ele e.. não vivo mais sem!

Mas me intrigava profundamente não saber ao certo do que se tratava aquela informaçãozinha, além do nome do batom, que vinha ao fundo da embalagem. Sabia que se tratava do acabamento, mas, também, era o que sabia.

Só a MAC tem 7 tipos básicos de acabamento em sua linha permanente de batons. Mas, acredito que, assim como acontecia comigo, muitas de vocês não sabem ao certo o que é o quê. Por isto fui atrás destas informações pra nóoooos! Vamos a elas?!


Please me, Ruby Woo, Diva e Candy Yum-Yum

Os batons Matte são aqueles bem sequinhos, opacos, sem brilho algum. A cor fica super intensa nos lábios e o poder de cobertura é máximo, 100%. O batom fica parecedíssimo com a tonalidade que apresenta na bala. O lado “negativo” é que deixam os lábios bem secos, o que gera uma vantagem relativa à duração, que é uma das melhores! Eu tenho o Please Me e ele me incomoda bem, nesse ponto. Mesmo a cor sendo linda. A MAC tem ainda um batom “Retro Matte”, o Ruby Woo (o segundo da primeira linha acima). Ele é extremamente seco, sendo até difícil de passar. Mas fica chique e sofisticado nos lábios. Eu tenho um deste também e simplesmente AMO a cor, a tonalidade. Amo mesmo! Mas é tão seco que as vezes repuxa o lábio se você tentar deslizar de uma extremidade a outra. Às vezes chega até a dar uma esfareladinha. Muito louco! Aí, em alguns casos, para amenizar esse efeito, passo um hidratante labial antes.

Show Orchid, Saint Germain, Up the Amp e Full Fuchsia

O Amplified é um dos meus acabamentos preferidos da MAC. A cor é super intensa, assim como a cobertura, que sempre beira a perfeição. A textura é cremosa, com brilho moderado. A tonalidade fica super vibrante nos lábios! Costumam durar bastante nos lábios, mas não tanto quanto um matte. São bem confortáveis de se usar. Desta linha eu tenho o Up the Amp que vocês já devem ter ficado careca de ver por aqui e o Vegas Volt (aquele coral, sabem?).


Spitfire, Rebel e Toxic Tale

O acabamento Satin é fantástico, pois tem cor e cobertura hiper intensas, sem ser muito seco nem muito molhado. É um meio termo entre os Mattes e os Amplifieds. São semi-opacos, acetinados. Costumam durar bastante! Desse acabamento tenho o já "deu o que tinha que dar" Snob e o Pink Nouveau.

Ravishing, Go for it! e Speed Dial

Este é o “traiçoeiro” acabamento Cremesheen. É que, nesses casos, muitas vezes os batons mais escuros enganam e acabam ficando de cores diferentes do que a exposta, ou bem mais fracas nos lábios, porque a cor natural dos lábios por baixo do batom interfere bastante.
Mas o tal do Creemesheen não é só vilão não. Os batons com esse acabamento são cremosos e a cobertura geralmente fica entre 60% e 80%. E são bem “molhadinhos”. A aparência dos lábios fica jovial e hidratada. E em cores mais claras, como o pêssego Ravishing, eles funcionam muito bem! E reforçando a aplicação é possível conseguir um melhor resultado de cor.

 Viva Glam Gaga I, Hug me e Capricious

Os batons Lustre são semitranslúcidos. Ou seja, a cobertura é bem mais fraca! A cor nos lábios é bem mais leve do que aparenta ser. Não adianta olhar a cor, achar bonita e pensar que irá ficar igual nos lábios, pois não vai! É o tipo de batom mais indicado para lábios ficarem com aparência natural e uma cor suave.


Bombshell, Plastique e Costa Chic

Os batons com o acabamento Frost são os típicos cintilantes. Tem bastante cobertura e a cor é bem fiel ao que parece ser na exposição. A cintilância é de média a intensa! Também podem ter efeito metálico, dependendo do batom. Esse acabamento é similar ao da maioria dos batons classificados como cintilantes no mercado nacional. Não tenho nenhum, pois não sou muito chegada aos cintilantes.

Hot Tahiti, Hue e Pervette

O acabamento Glaze propicia um leve reflexo de cor, com cobertura transparente. A cor aparece bem de levinho nos lábios, o batom praticamente só dá um brilho. Eu tenho o Hue e tenho óoooooooooodeeeeeo dele, pois irrita o quanto ele é sem graça, sem cor, sem sal.

Fonte e imagens: Gostei e agora?

Legal, né??? Gente, não é por nada não, mas eu AMEI esse post! Utilíssimo pra mim..kkkkk

28 comentários:

  1. Ana vc parece ter adivinhado meus pensamentos. Você não imagina como eu ficava confusa com estas informações da Mac. Eu tenho três batons da Mac mas, sendo sincera, nunca soube tb o que significava aquilo lá embaixo. Bela dica.
    maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Maria!! Que ótimo então! Se já foi útil pra você, pra mim foi em dobro útil! Agora que sabe então, vai querer fazer a coleção.rsrs.
      Bjim

      Excluir
  2. Eu adoro o Snob, acho que nunca vou me cansar dele! O "Pink Noveau" comprei por indicação da Ana. Ela disse que gostava e aí resolvi experimentar a adorei. Super caprichado o post e ótimo para consulta quando formos escolher um batom da MAC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlota! Nós trocamos, né. De Please pra Snob e vice-versa. Eu enjoei da cor do Snob, não obstante eu goste muitíssimo do acabamento dele. Que bom que gostou do Pink Nouveau. E do post!!! Bjoo

      Excluir
    2. É vero! Esqueci de mencionar esse detalhe da troca!

      Excluir
  3. Oi Ana você não é boba né?rsrsrsrs,foi logo se apaixonando pelos batons da MAC???!!!!!Quando eu vou na loja da marca no Rio eu fico doidinha,de tanta coisa linda,eu uso o Viva Glam Gaga que eu amooooo!!!!Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaah.. Gê, sou não!!! Boba nada..rs. O Viva Glam é lindo também! E bem badalado..rs. Bjokas

      Excluir
  4. Nossa Anita, ontem estive na Mac e quase morri, realmente não existe batons iguais aos de lá!!!
    e tb não existe vermelho mais perfeito que o ruby whoo, não adianta, MAC é MAC!! Ótimo o post, mto útil tb!!
    beijos

    http://blogdapaulapinheiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, essas idas na MAC têm que ser assim: sozinhas, sem hora pra ir embora e o melhor, com carteira recheada..hahaha.. Também A-MO o Ruby Woo. Só sofro um pouco com aquela textura. Mas nada que um hidratante labial não resolva. Bjokinhas

      Excluir
  5. Esse Post foi utilííííssimo pra mim tb!! Eu ia mesmo te pedir umas dicas de batons da MAC. Mas isso não te redime de mais dicas, ok??rsrsrs Quando eu for comprar, farei minha consulta prévia! Beijos...

    Ps: te mandei um email hj. Vc viu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Cynthia!!! Estou abertíssima a te dar todas as dicas e mais algumas que eu souber. Só chamar ;)
      Eu vi seu e-mail AGORA!!! É que tô fazendo um curso o dia todo e lá não pega internet, nem cel. Essa parte é um saco!..rs
      Te respondo já!
      Bjim

      Excluir
  6. Esse post é super de utilidade pública!
    Mas vou dar minha opinião sobre o Cremesheen!
    Comprei o Fanfare (Cremesheen)... é um coral lindo de viver... Todo mundo me pergunta o nome dele quando estou usando! Só que tem um probleminha: o batom literalmente derrete (não na boca, na embalagem mesmo)! E olha que guardo ele num local fresco e seco como deve ser feito!
    O meu está na metade e não consigo mais usá-lo. Infelizmente!
    Mas amo os outros e só esse mesmo me decepciona.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papaula, EXCELENTE seu relato! Eu ACHO que não tenho nenhum cremesheen e já fica a dica pra todo mundo. Mas sempre tem um ou outro que não é assim tão perfeito não, como o Hue (pra mim!!).
      Mas, ainda assim a gente AMA, né..
      Bjoooo

      Excluir
  7. Eu ainda estou na fase 'só uso gloss'!! kkk
    Tenho que me readaptar aos batons!! (pra tristeza da minha mãe tb, Ana... que adoooora um batom!!) Os da MAC são realmente lindos e o post serviu até pra mim que, por não usar batom, nem sabia que tinha tanta informação assim!! kkkkkkk
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhh, Paty! Então compartilhamos mais algumas coisas, né..rsrrs (pra tristeza de nossas mamis..rsrsr). É bom que, quando você resolver se abrir ao "maravilhoso mundo da MAC", você já vai com todas as informações necessárias pra comprar a textura ideal pra você!
      Bjokas

      Excluir
  8. Mac e tudo de bom mesmo né aff um mais lindo que o outro adorei tudinho.

    boa noite

    www.oquelatem.blogspot.com

    ta rolando um sorteio la no blog .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAC é sim, tudo de bom, Moniquinha!!
      Oba, sorteio! Vou lá conferir! Bjimm

      Excluir
  9. A-m-o o Velvet Ted (matte) a cor é lindíssima!!! Os "matte" são os únicos que duram nesta cidade quente como BH com uma pele oleosa como a minha. E eu já uso esta cor a uns 02 anos e é engraçado ver ele como cor matte preferida em algumas revistas de moda agora!
    Foi bom descobrir outras cores de matte, vou anotar! Parabéns pelo post! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeia! Que tudo você por aqui! AMEI!! Não conheço o Velvet Ted, mas vou fuçar aqui no "santo google! pra conhecer. Que bom que o post foi útil. Apareça mais, vai ser muito legal!! Bjokas pra você e family!

      Excluir
  10. Nossa, esse post não veio em hora melhor, eu já andava olhando isso sabia?? Até andei salvando em uma pastinha exatamente essas suas dicas. Eu vou pra Buenos Aires na semana santa e vi na internet que o free shop do aeroporto azeiza de Buenos Aires é RECHEADO de M.A.C e que os preços são de enlouquecer, quero me esbaldar em victoria's secret tb.. ai esse fds mesmo eu estava olhando isso e fazendo uma seleção dos que mais me agradam pra não ficar perdida quando chegar lá e pra não querer tudo né??? Vou anotar tudinho. E sabe o que foi ótimo?? Que eu via a cor do Hue e ficava super interessada. Eu tenho o Myth e o Snob que são da linha sattin e amo a textura dos dois... Eu estou aprendendo usar batom tem menos tempo que você. rsss Os que estou interessada são Up the Amp, pink nouveou, vegas volt... E tenho interesse em um nude e um vermelho (gosto do vermelho mais fechado) mais ainda não sei qual se tiver algum para me indicar das linhas sattin,Amplified ou matte essas outras não me interessam muito... Esse vermelho Diva parece bonito, será que é muuuito escuro?? Gosto desse tom fechado de vermelho. Isso são os que eu tenho interesse né?? Se vou comprar todos ai são outros quinhentos. hahaha Vai depender se os preços são mesmo amigos. hihihi Beijoos amei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaaaaaaa! Então percebo que foi utilissíssissississimo pra mais gente, além de mim.. hahah. Realmente o free shop de Ezeiza é excelente!! Dá pra fazer o "supermercado" todo lá. Mas me disseram pra ir com 4, 5 horas de sobra pra poder ficar lá e tal, mas não achei necessário mais que 2 horas (com foooooooooolga). Menina, esse negócio de usar batom é complexo. Mas com a MAC, este processo fica beeeeeeem mais fácil.. hehe. Olha, de vermelho eu te indicaria o Russian Red. Eu tenho ele e acho lindo. Como é um vermelho mais fechado, vale você experimentar e ver como fica na sua pele. Bjim procê!

      Excluir
    2. Foi útil super Ana, super, super! E dica anotada. Obrigada. E se tiver dicas de Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Lest me envia no e-mail??? Pode ser de restaurante, pontos turísticos, compritchas e tudo mais. hahaha Beijos

      Excluir
    3. Podexá! Prusiaremos sobre isso. Bjãozão

      Excluir
  11. Titiça querida,
    Gostei muito do post sobre os batons da MAC.Como você sabe,agora eu estou muito chique,só usando batons da MAC e amei várias cores e já estou fazendo a minha listinha para quando for lá em Papaula,comprar tudo que eu tenho direito.Beijos saudosos da sua Mami.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mami, MAC é assim msm. Sò a gte ter o primeiro contato pra nunca mais querer largar. Já fico até imaginando a falta de juízo lá em Papaula. Hehehe.. Bjim

      Excluir
  12. Anita,
    Eu sei que MAC é MAC e também amo os batons de lá!!
    Mas acredita que quando viajo compro sempre da Sephora e da Benefit?? São meus favoritos!!!
    Beijos,
    Flávia B.

    ResponderExcluir
  13. Flavinha, sou tão viciada em MAC que nem nunca me abri a esses outros. Pelo menos, não com batom. Mas a Sephora para outros itens de maquiagem é 10 mesmo. Benefit eu não conheço ainda! Bjim

    ResponderExcluir