quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sorriso gengival


Já ouviram falar do "sorriso gengival"? Pois é, eu não! Pelo menos não com esse nome. Gengivas aparecendo além da conta e sorriso em que aparece mais a gengiva do que os dentes são características do sorriso gengival. Essa situação não traz problemas de saúde ou grandes riscos no futuro. O único problema que a pessoa pode ter é um desconforto estético por conta de uma gengiva proeminente.
 Pode ter causas hereditárias ou ser desenvolvido por inflamações na gengiva (a conhecida gengivite). Outros fatores que podem causar o problema são: desvios na erupção dentária, que acontecem quando os dentes ficam escondidos dentro da gengiva; freio labial denso (aquela coisinha que liga nosso lábio à gengiva) e tônus da musculatura facial deficiente.

Sorriso gengival

Após cirurgia


O assunto me chamou a atenção depois que dei por mim sobre como era a gengiva da Wanessa Camargo e da Glória Pires há um tempo atrás. Vocês lembram? Porque, não sei se são como eu, mas tenho a tendência de não lembrar do antes depois de mudanças como estas.. Mas para refrescar, aí segue um antes/depois: 

Wanessa Camargo
Para os especialistas, a cantora Wanessa Camargo tinha sorriso gengival de grau leve (aparecendo entre 20% e 40% da gengiva). A correção, neste caso, é considerada simples e rápida.

 
Glória Pires
Já a atriz Glória Pires, segundo dentistas, tinha um grau acentuado (aparecendo entre 60% e 70% da gengiva) no começo da carreira. Ela passou por duas cirurgias para corrigir o sorriso gengival (uma aos 21 e outra aos 30, quando então, ficou satisfeita com o resultado).

Outra atriz que também tem o sorriso gengival é a atriz Beth Goulart que, para mim é o mais característico.

Beth Goulart
Apesar de a atriz também contar com um grau acentuado de sorriso gengival, ela ainda não aderiu à cirurgia/transformação.

O tratamento ou não do sorrido gengival depende da vontade de cada um. Para algumas pessoas, essa aparência estética não afeta nenhuma de suas atividades. Mas, para outras o incômodo é tão grande que é preciso realizar intervenções cirúrgicas para diminuir os efeitos estéticos e psicológicos. Mas o mais importante disso tudo é saber que para quaaaaaaaase tudo nessa vida há solução. E, nesse caso, nem todo mundo conhece a saída. Santa tecnologia (medicina!), né!

Fonte: Revista Plástica e Beleza


16 comentários:

  1. Mícola, é o famoso "dentinho de José"!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, sabe que eu já vi isso em outras pessoas, pessoas conhecidas e sempre achei feio. Mas não sabia que tinha tratamento, achava apenas que era de carga genética e pronto. Super legal a matéria, seu site está cada vez melhor. Outra coisa que eu adorei, foi quando você postou sobre intolerância a lactose. Pq eu sempre sentia aqueles sintomas quando tomava leite, e alias odeio até o cheiro. Nunca fiz o teste, mas suspeito que eu tenha uma certa intolerância tb, mesmo que pequena. Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Dentinho de Joséééé?

    Conta aí!! Não sei essa...

    ResponderExcluir
  4. nossa faz uma super diferença!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  5. Anita, neeeeem tudo tem solução, pelo menos, não há soluções muito simples ehehehe Tenho sorriso gengival e, para consertá-lo totalmente, só me submetendo a uma cirurgia complicadíssima, que me faria ficar pelo menos 1 ano em recuperação, algo extremamente invasivo, perigoso e de altíssimo custo. Então, para minha infelicidade, não é tão simples hehehehe que pena! Bem que eu adoraria - o recorte na gengiva é simples e foi isso que a Vanessa fez, mas a Beth Goulart já precisaria da cirurgia a que eu me refiro. Ai, é demais pra mim!! rsrs bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um desconforto terrível mesmo pra quem tem o "sorriso gengival". Mas nem sempre a cirurgia é a solução. Uma pena. As coisas poderiam ser mais simples...
    Beijos a todas...

    ResponderExcluir
  7. Fê Ballet, em algumas conversar que tive com Anita, ela já tinha me contado sobre o famoso termo "Dentinho de José". Lembrei na hora quando li o post. hehehe.

    ResponderExcluir
  8. aninha um belo sorriso e tudo de lindo ooh sorriso e o cartão de visita da pessoa por isso cuido dos meus a dois anos de aparelho ja, e feioo de doer a gengiva aparecendo.

    www.oquelatem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como ja falaram aqui o sorriso é nosso cartao de visita neh.. e deve ser bem cuidado.. eu ja sabia ta existencia de tal problema, so nao sabia o nome para isso.. que bom que ha tratamentos.. e quanta diferença heim...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anita, parabens.. alem de moda, gastronomia, diversão e entreterimento é tbm utilidade publica!!
    Tbm cada dia mais adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
  11. Lica, não tem nem explicação. Mas sempre que via uma pessoa com o dente assim, falava isso.

    Silvia, eu também, assim que li a reportagem pensei nisso!

    ResponderExcluir
  12. Fê Ballet participando efusivamente! Muito bem!!!
    Achei super interessante a "reportagem", Ana! E não sabia que Glória Pires e Vanessa Camargo tinham feito a cirurgia.

    ResponderExcluir
  13. Ana, manda esta reportagem pro Ronaldinho Gaucho, please!! kkk

    ResponderExcluir
  14. nossa, bem interessante mesmo!!

    Beijos!
    Vivi - FashionStorm

    ResponderExcluir
  15. Mícola, o "dentinho de josë" surgiu pra mim numa ida ao forró (ou foi samba?), não foi?
    Nathálie, que boooom que o Anita acrescenta em sua vida. Adooooro saber isso. Afinal, é bom falar de bobagem, futilidades, mas é bom também falar sério de vez em quando né..
    Ei Carmem, legal vocë dar o seu depoimento aqui. Não sabia que você tinha. Então o caso da Beth Goulart também émais complicado, né. Por isso talvez ela ainda não tenha aderido à cirurgia. Realmente há muita coisa em jogo e só mesmo a pessoa para colocar na balança e ver o que pesa mais.
    Lara, é isso aí!! E são vocês que me estimulam a sempre diversificar o blog. Obrigada pela presença sempre!
    Quem é o "anônimo"?????
    Vivi, pois é.. tem gente que nem sonha que existe solução, né.
    Bjooooo

    ResponderExcluir