domingo, 29 de maio de 2011

Momento utilidade pública


 Saúde!



Há uns meses atrás eu resolvi retomar o tratamento ortomolecular que tanto (sempre) me fez bem, mas que, em razão da mudança para BSB e pela falta de tempo, acabei não dando seguimento. Mas enfim, voltei.
Para isso procurei e descobri um ótima clínica ortomolecular aqui em Brasília com acompanhamento nutricional em paralelo. Para retomada do tratamento me pediram um ZIBILHÃO de exames, como de costume, o que me resultou em algumas dezenas de tubinhos de sangue "doados" para o laboratório. Em geral tá tudo ok, mas sempre precisamos de alguns ajustes aqui e acolá e, desta vez, não foi diferente.


Mas qual não foi a minha surpresa (e do médico!) (e da nutricionista!) quando verificaram que minha taxa de aluminío no sangue estava alta. Gente do céu, quase caí dura. Tipo, nem sabia se isso era bom ou ruím, se era grave ou não, mas fiquei pálida com o espanto deles.
E o 6º sentido não falhou! Realmente aquilo não era bom. E eu nem sonhava que algo desse tipo poderia estar "desregulado" em mim. E... "Dotôoooo, o que eu faço, por que ficou assim, como procedo daqui pra frente???" 


Pois então, o alumínio é considerado hoje altamente tóxico e deve ser evitado de todo modo. Ele é encontrado, às vezes em abundância, em alguns alimentos, como conservas de picles e fermentos, em panelas, caixas de leite aluminizadas, comida congelada em marmitas (quentinhas) e outros recipientes, remédios (como os antiácidos), hidratantes e os desodorantes antitranspirantes. Nestes últimos, verifiquem a descrição nas embalagens. As pesquisas frequentemente mostram valores aumentados (20 a 40 ppm, quando o normal é apenas 1 ppm) devido ao seu amplo uso no mundo de hoje.
Diversas doenças são associadas às taxas muito elevadas de alumínio no organismo, especialmente aquelas doenças cerebrais como o Mal de Parkinson, o Mal de Alzheimer, escleroses, demências, além de doenças ósseas, obesidade e até o câncer, especialmente o de mama.


Sei que posts gigantes grandes são altamente entediantes e soníferos. Mas me perdoem desta vez. É que acho que, como eu, muita gente pode não ter nem ideia do assunto. E, se dentre as pessoas que leem o Anita bem criada eu puder ajudar pelo menos uma delas a se conscientizar, pra mim já terá valido muito.


Então fiquem bastante atentos a isso. Se puderem, troquem suas panelas de alumínio pelas de aço inox, vidro, o que for, mas desde que não tenha contato do alumínio direto no alimento. Não usem papel alumínio, evitem alimentos e medicamentos com o metal e fujam dos cosméticos aluminizados. Esses últimos são bem difíceis, mas se procurar, vocês acham. Foi uma luta para achar desodorantes sem alumínio. Uma LU-TA mesmo! Mas achei um blog, o Green Gloss, que me clareou bem as ideias e que cito aqui para concluir o post-utilidade pública.


"Depois de pesquisas em farmácia, supermercado, internet e marcas com a pegada eco-friendly, descobri algumas opções de desodorantes livres de alumínio. Alguns não continham esta substância mas tinham triclosan na sua fórmula, um ingrediente usado como antibactericida que tem propriedades irritantes e tóxicas que podem causar problema no sistema imunológico, diminuir a fertilidade e causar problemas na gestação. Ela é proibida no Canadá e no Japão. Enfim, mas estes eu também descartei da lista abaixo.
"Para quem gosta, o talco desodorante da Banho a Banho é uma ótima opção. Ainda à venda em mercado ou drogaria, o Nivea Spray Fresh Natural, o Nivea Spray Energy Fresh e o Rastro Spray Neutro (não são aerosol) também não têm nenhum ingrediente tóxico. Estes custam de R$ 2,50 a R$ 3. A Adidas tem 5 desodorantes sem alumínio e triclosan: Fair Play, Ice Dive, Victory League, Pure Lightness e Fruity Rhythm. Os três primeiros são masculinos e os dois outros são femininos. Eles custam de R$ 11 a R$ 15.
Já marcas mais voltadas para produtos naturais e orgânicos também têm desodorantes sem estes ingredientes, mas por um preço bem mais salgado. A Weleda tem um desodorante de rosa e outro de sálvia que sai R$ 30 cada frasco de 118 ml. Já a L’Occitanne tem o desodorante Eau des Baux que não contém álcool nem alumínio na sua fórmula. Apesar de ser para homem, o cheiro amadeirado é gostoso para mulheres também. Mas o preço é mais salgado: R$ 68 (75 gr)."

Bom gente, acho que é isso.
Desculpem mais uma vez o tamanho do texto, mas nesse caso foi realmente necessário.
Fiquem alertas! Há coisas na nossa saúde que não temos como evitar, mas há TANTAS outras que só dependem de nós. E esta é uma delas!

 

15 comentários:

  1. Anitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Nunca soube disso.. ai meu deus, e agora? Preciso ficar atenta para essas coisas que você disse. Excelente o post. Muito importante mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este post foi MUITO ÚTIL! Ameeeeei! Eu já não uso panelas de alumínio e sim de inox mesmo. Aquelas que você ganhou da Fê Ballet então são perfeitas, né?!
    Tem muita gente que bebe líquidos em copos de alumínio, já viram? Tipo aquelas canequinhas bonitinhas.
    O desodorante foi um dica excelente, ainda mais considerando que você citou uns bem baratos. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  3. Amoreeee,
    Perfeito este post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, vou correndo trocar meu desodorante. Tenho dois aqui em casa e os dois têm alumínio! Nunca soube disso! Aqui no Brasil nós ainda recebemos poucas informações sobre os produtos que consumimos né...

    ResponderExcluir
  5. Ana, tbm amei o post.. e confesso que tbm fiquei preocupada..o que parece ser um detalhe, pode fazer toda diferença...
    Vc ja fez tratamento ortomolecular em BH? Gostou? Fiquei interessada e achei de grande valia...
    Beijos e parabens mais uma vez pelo blog..

    ResponderExcluir
  6. Ana, sei bem do que você está falando. Como sou doadora NATA de sangue, sempre fico atenta a essas coisas...
    Mas, na minha família, tenho exemplo claro de como o alumínio é péssimo à saúde. Minha mãe tem osteoporose há mais de dez anos e sofre muito com isso. Ela fazia um tratamento Ortomolecular também e o alumínio era um dos responsáveis por retirar o cálcio dos ossos dela, por isso ela sentia tantas dores. Não só por isso, mas também por isso. Hoje em dia, ela não faz mais o tratamento Ortomolecular. Ela se trata com um médico aí de Brasília que é excelente!!! Ele passou uma medicação para ela tão boa que o último exame que ela fez já tinha melhorado muito e até ele ficou espantado. Mandou ela voltar daí 1 ano e disse que se ela continuar seguindo à risca o tratamento como estava, provavelmente ela não mais terá osteoporose quando ela voltar no consultório(em Agosto de 2011). Os desodorantes com alumínio também são prejudiciais e já vi várias notícias de que ele tem uma participação grande quando se trata de câncer de mama. Ia falar mesmo para todas da Welleda. Minha mãe só compra produtos de lá. Cremes, desodorantes e até xampu(sem sal), pois o sal é, também, prejudicial ao cabelo ressecando-o. Aqui em BH tem uma loja da Welleda perto do Diamond Mall na Olegário Maciel.
    Que bom que a partir de agora você vai ficar mais atenta à sua saúde, pois sem ela não fazemos nada não é mesmo?? Aliás, aproveito para fazer uma super campanha de DOAÇÃO de SANGUE!! Quem puder doar, por favor não se acanhe!!! Um dia pode ser "VOCÊ" sendo salvo por alguém que doou sangue.
    Um beijo a todas e parabéns pelo post.
    Ps: desculpe por escrever tanto, mas sei que isso é muito importante...

    ResponderExcluir
  7. Oi minha linda.
    Adorei a surpresa que você nos fez,
    estando aqui quando da nossa chegada de Foz do Iguaçu.Pena que
    foi pouco tempo,mas valeu muito.
    Que post mais esclarecedor.Gostei
    demais,pois muita coisa eu não
    sabia.Adorei.Beijos da Mami.

    ResponderExcluir
  8. Lu, não se desespere. Está em tempo de você se conscientizar e mudar seus hábitos!!
    Carla, que bom que gostou do post. E sem dúvida as panelas da Fê são utilíssimas!!
    Silvia, pois é.. a gte vive em meio a muita ignorância. Isso sem falar do perigo do fluor que existe na água.. affffi. Troque DJÁ seus desodorantes aí!
    E Papaula, idem, troque aí seu desodorante.
    Ei Lara, que bom que gostou também. É importante sabermos disso, né.. Eu fiz o tratamento aí sim.. Gostei bem e acho que tive ótimos resultados. Se quiser indicação, me fale.
    Nossa Cynthia, super importante seu relato. Esse é um bom exemplo do que falei aí no post. Mas GRAÇAS A DEUS tudo está sendo resolvido com sua mãe. Você sabe qual é esse médico dela aqui em BSB?
    Ah, e meninas, a Cynthia está certíssima!!! Quem puder doar sangue, DOE! É uma atitude muito legal!
    Mamizinha, eu que amei fazer a surpresinha e reencontrar vocês. O findi foi ótemo, como sempre! E que bom que você também gostou do post. Fique atenta aos produtinhos que vocês usam aí, tá?!

    Bjokas a TODAS!

    ResponderExcluir
  9. Vou pegar o contato dele com a minha mãe e te passo.
    Beijão...

    ResponderExcluir
  10. Ana,

    você sabe se o fresh natural roll-on da Nivea também é indicado? Parece que não tem alumínio nem triclosan na Fórmula.

    ResponderExcluir
  11. Aluminio nas panelas eu ja tinha escutado falar mas no desodorante e a primeira vez credooo vou ver isso tambem super informativo o post adora por isso tambem so Fãdaana.

    ResponderExcluir
  12. Cynthia, depois vc me passa então.
    FãdANA, eu não sei ao certo, mas se ficar sabendo te aviso.
    Moniquinha, que bom que o post foi útil. Então corra atrás do preju e fique de olho no seu desodorante.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante isso Mícola. Tem quanto tempo que vc fez esse exame? Já está tudo bem com vc? A taxa de alumínio já caiu? Bjo.

    ResponderExcluir
  14. Mícola, eu fiz o exame em fevereiro e agora em março tenho que repetir pra ver quanto tá.. Não estava altíssimo, mas estava meio alto sim.. Vou fazer esses dias e dou notícias, tá..
    Clarissa, que bom que gostou do post! Serve de alerta, né..
    Bjim

    ResponderExcluir