quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ana Botafogo: 35 anos de muita dedicação!

Que sou doidinha com o ballet clássico, não é novidade por aqui né. Que desde que comecei com meus primeiros pliésinhos há mooooito tempo atrás, já havia um nome que era unanimidade dentre bailarinas novinhas, experientes, professoras, pianistas, etc, não havia dúvidas também.
E esse nome: ANA BOTAFOGO! 


A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés!

 

Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes. Sua seriedade e comprometimento com a profissão a levaram a superar todo o tipo de obstáculos. Com seu carisma, a bailarina contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.


Ana Botafogo iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Mas foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez.

 

De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi  nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.



Pois é gente, e esta bailarina que dedicou toda sua vida ao ballet agora comemora 35 anos de carreira (uma vida, não?) e isto vem regado a muita dedicação, muita bravura, muita abstenção e muita tristeza também.

 

Já tive a honra de ver a Ana Botafogo dançando por duas vezes. A primeira então, que foi em uma das idas do meu ballet a Joinvile pelo ballet, foi a coisa mais emocionante do planeta. Uma coisa do outro mundo mesmo. E sabem o que acontece? A balemaníacasa que não me ouçam, mas eu (EU, ok??) não acho que ela seja daquelas bailarinas dotadas de absoluta perfeição (como as atuais primeiras-bailarinas do Kirov e do Bolshoi, por exemplo). Mas a classe que a Ana Botafogo tem, a disciplina e a postura realmente a tornam muitíssimo especial.


Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.
 



E aqui um trechinho do Dom Quixote estrelado pela Ana Botafogo. Um dos ballets de repertário mais interpretados por ela!
 

Já está participando do SORTEIO do Relógio CASIO vintage dourado? Não? Então clique aqui e participe! E boa sorte!

15 comentários:

  1. Aiii eu acho liiindo de vivier Ballet... mas meus pézinhos doem só de ver. rsrs Parabéns pra voces bailarinas. Morro de invejinha dessa postura de voces, já comentei com voce né??? hehe Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Ana. Eu também tenho uma pontinha de inveja de vocês bailarinas sabai? hahaha Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de eu não entender muito de ballet, sabia da notoriedade da Ana Botafogo na "seara". E quero MUITO, como você sabe Anita, que minha filha faça Ballet!!!

    ResponderExcluir
  4. Anita!!!
    Amo a Ana pela classe, desenvoltura - considerando-se a idade, mas realmente para o clássico, há melhores!
    Só que a vi dançar o Três Formas de Amor aqui no Palácio... e simplesmente, MORRI!!!!
    Ela é tuuuuuuuuuuuudo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra Ana Botafogo! Um exemplo a ser seguido por todas bailarinas (e aspirantes a bailarinas).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu também amo demais o ballet clássico, uma vez que já fiz durante um tempinho da minha vida. Arrependo-me de não ter continuado por mais tempo...mas ficam as lembranças boas! Sempre admirei a Ana Botafogo por ser uma bailarina extraordinária e gostei muitíssimo do Post. Parabéns!
    Uma beijoca no coração!

    ResponderExcluir
  7. Desde que comecei a fazer o pilates me deu uma vontade enorme de voltar pro ballet. Ai vc posta sobre esse assunto e eu fico com mais vontade ainda. Mas confesso que tenho um medinho, acho que não vou conseguir fazer mais nada.

    ResponderExcluir
  8. Ei Nathálie, você nunca comentou não..rs. Mas agora já tô sabendo!
    Lu, de você eu já sabia..hahah
    Carla, se depender de mim, a Lu vai se a primeira bailarina do Palácio das Artes (não digo Kirov, nem o Bolshoi, porque os papitos não vão querer a filhota muito longe de suas asas, néeee). E já falei que quero levá-la junto com você no ballet, pela primeira vez.
    Ei Lu, pelo que você alou, deve ter sido lindo mesmo. È contemporâneo?
    Papaula, é isso aí!
    Cynthia, que legal, não sabia que tinha feito ballet. Adpreo saber.
    Mícola, deixa de ser boba. Volta e vê o que dá conta. É tãaaaaaaao bom..
    Bjooo

    ResponderExcluir
  9. Ei Nathálie, você nunca comentou não..rs. Mas agora já tô sabendo!
    Lu, de você eu já sabia..hahah
    Carla, se depender de mim, a Lu vai se a primeira bailarina do Palácio das Artes (não digo Kirov, nem o Bolshoi, porque os papitos não vão querer a filhota muito longe de suas asas, néeee). E já falei que quero levá-la junto com você no ballet, pela primeira vez.
    Ei Lu, pelo que você alou, deve ter sido lindo mesmo. È contemporâneo?
    Papaula, é isso aí!
    Cynthia, que legal, não sabia que tinha feito ballet. Adpreo saber.
    Mícola, deixa de ser boba. Volta e vê o que dá conta. É tãaaaaaaao bom..
    Bjooo

    ResponderExcluir
  10. aninha ela e incrivél mesmo e so como as meninas invejinha basica de toda balarina que tem um corpitiooo malhadooo super definido sem contar a força junto com beleza né no so de pensar nos meus pés dobrando ja tenho pregui srsrr.

    www.oquelatem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ei querida
    Que matéria linda a respeito da Ana
    Botafogo.Gostei muito, ainda mais
    sabendo como minha filhota adora e
    faz ballet.Estou viajando hoje para
    Conceição,então beijos e abraços
    para você e Luciano da sua Mami.

    ResponderExcluir
  12. Querida, amei entrar aqui e ver esse post! É a minha primeira visita ao seu blog, e como eu também adoro ballet clássico, gostei muuuito mesmo desse texto e das fotos com Ana Botafogo. Beijo!

    www.roadtripdanina.com

    ResponderExcluir
  13. Ela é realmente deslumbrante!!! Vc já leu a biografia dela, amiga?? A capa do livro é a quinta foto do post. bjs

    ResponderExcluir
  14. Moniquinha, realmente ballet é isso tudo: além de muita dedicação, é preciso muita força, muita firmeza, muito empenho, muito tuuuuuuuudo.. E aguentar muuuuuuitas dores.. mas fica tudo tão lindo no final que tudo vale a pena!
    Mamita, graças a você é que tenho esta adoração ao ballet. Você que me colocou na aulinha láaaaaaa quando ainda pequetita, você que me levava, você que me incentivava.. ai ai.. dá até vontade de chorar de lembrar daquelas épocas.. snif.. òtima estada pra você aí em CMD com Papito!
    Manuella, eu não li, mas lembro que você tem, não é isso? Acho que lembro de ter visto o livro na sua casa.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. Estreia no blog! Ei Nina, que legal você ter caída aqui exatamente quando postei sobre o ballet, né.. Espero que volte mais, pois ballet é tema corriqueiro por aqui. Bjokas e volte sempre!

    ResponderExcluir