terça-feira, 28 de junho de 2011

Estilo Provençal

 Para variar um pouquinho os temas e os posts, até porque vocês já devem estar enjoadézésimos da minha cara, hoje vou falar um pouquinho de algo que é uma paixão não tão antiga, porém muito intensa: o Provençal! Provençal vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar. E esse mesmo cenário encantador serviu de inspiração para algumas obras de Van Gogh. Na culinária a Provence contribuiu com o conhecido mix de ervas aromáticas que são o tempero-base da cozinha mediterrânea, as Herbs de Provence, ou ainda, "bouquet garnit" para os conhecedores da culinária
Da falta de condição financeira em algumas regiões da França surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância
Tons pastel de azul, lavanda e rosa se misturam ao branco dos móveis, das roupas de cama, dos utensílios de decoração. Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês.
Sou A-PAI-XO-NA-DA com a estampa em estilo provençal. E para tudo: roupas de cama, louças, decoração, mesa e banho, tudo, tudinho..

As provençais em azul são as mais tradicionais, mais comuns (e também as que mais amo!). Olhem que belezuras aí embaixo.


Louças

Queria TODAS!





Decoração








Roupas de cama






Agora o estilo provençal, porém, em outros tons.









Delicado demais, não acham?
Estou doidinha atrás de almofadas e pufs com estampa em estilo provençal. Ah, e papel de parede também. Se souberem onde encontro qualquer um deles, por obséquio, contem-me.
Ah, quanto a Buenos Aires, ainda vou organizar os posts temáticos sobre a viagem. Enquanto isso vocês vão descansando do assunto..rs.

P.S.: Como fazia esse "inventário" de forma absolutamente despretensiosa, ao copiar as imagens ao longo desse período eu não me preocupei com as fontes, já que apenas serviriam de inspiração para mim. Portanto, se alguém se identificar como proprietário(a) de alguma das fotos acima, por favor, entre em contato que, DE IMEDIATO, farei a referência.

15 comentários:

  1. Lé, tb amo esse estilo. Ganhei da minha vózinha alguns pratos como esses da terceira foto. Depois te mando uma fotovc ver como eles ficaram lindos na minha sala de jantar.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse estilo. Ganhei da minha mãe um conjunto de chá e amei. Mas morro de dó de usar demais!!! As roupas de cama são lindíssima e eu usaria e muito com certeza!!! Simplesmente amei as cadeiras brancas com o estofado rosa. Um mimo!!!
    Beijos...
    Ps: Até parece que estamos enjoadas da sua cara né, Ana?? Beijão...

    ResponderExcluir
  3. Acho o estilo bonito, mas me lembra demais casa de Vó, sabe? Sobretudo os azuis!
    Contudo, o prato decorado da "Isabella Nossa" (acho que é este o nome que está na foto), achei D-I-V-I-N-O.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: Izabelle Nossa é o nome.

    ResponderExcluir
  5. oi aninha bom dia eu acho delicado principalmenten as ropas de cama acho lindo , haaa e quando a vc achar almofadas e papeis e parede e tudo mais para decoração tem dois shopping em brasília o casa park que e peque mas tem lojas especializadas so para coias de casa e tem tambem o shopping ID que e de moveis mas derepende vc pode achar.

    ResponderExcluir
  6. Como assim enjoar de vc?!?! Tá doida?!?!
    Também AMO esse estilo! Se achar algo, te falo, ok?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi linda
    Tudo bem por ai?Meméia está aqui
    para almoçar e fofocar também.
    Adoramos os movéis,aliás,todos os
    assuntos.Tudo muito romântico!
    Meméia e eu estamos mandando beijos
    e abraços para você e o querido
    maridão.Mami e tia Méia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, mas enjoadinha da sua cara nunca. Alias sinto sua falta quando some, hehehe...
    beijinhus carinhosos,Mayana


    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Manuella, me manda as fotos sim! Eu adoro ver tuuuuudo que é em estilo provençal!
    Cynthia, eu suuuuper te entendo. Sou mega apegada com as coisas que amo e fico morrendo de dó de usar..rs. Mas é bobagem nossa e devemos curtir sem pesar.. Afinal, a vida taí pra se vivida. E que booooooom que você nao enjoou de mim. Afinal, foi uma overdose nos últimos dias..kkkk.
    Carla, eu não acho que parece coisa de vó DE JEITO NENHUM! Pelo contrário, acho super ultra moderno. Mas ainda que eu achasse que tem cara de vó, aí é que eu amaria ainda mais. Amo tudo que "vem de vó"!..rs.
    Carmem, já percebi também que gosta. Vira e mexe vejo umas pitadas de procençal em seus posts.
    Moniquinha, já fui em todos esses shoppings de decoração aqui em Brasília.. e várias vezes. Mas não achei nada do que tô querendo ainda. Por isso, fiquem de olho por mim.
    Papaaaaaaaaaaaala! "Uáaaaal" (mocinha do Sandeiro), você é a única aqui que não pode enjoar de mim, néeeeeeeeee..
    Mamita e Memeina. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei você de volta ao bloguito. Sei que estava viajando e agoniada para poder ver/acompanhar os posts. Mas agora que chegou você vai se atualizar direitinho. Um beijãozão para você e Memeina! O "querido maridão" também manda!
    Mayanaaaaa! Obaaaaaaaaa! Que boooooooom.. e que alívio..rs. Sumi um pouquinho, mas fique traaaaanquila que vc não vai se ver livre assim tão fácil de mim..rs.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Anita, querida! claro que eu sei que vc estava na BsAs que eu amo de paixão. Comestes muitas medialunas lá? Tomou sorvete no Freddo? Aqui em SP agora tem Freddo mas eca, é totalmente diferente! rs

    Menina, coloca, porque você NÃO VAI ACREDITAR! acabei de colocar uns links para uma poderosa blogueira americana que veio agora me pedir isso e olha que eu tinha dado os créditos, mas não tinha linkado o blog dela. Ui! tá vendo?
    bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  11. Mamis tem uma peça na sala...depois te mando fotinha...

    Ela já usou esse estilo uma época...mas agora tá tudo meio modernoso (à exceção da peça).

    ResponderExcluir
  12. Carmenzita!! Comi medialunas e Freddo, porém, beeeeem restritivamente, por causa da minha chatura de intolerância à lactose. AFE! Mas aquilo é simplesmente UM SONHO! E que coisa o de São Paulo não ser tão bom quanto, né. Pq, se for olhar, o McDonalds é praticamente igual no mundo todo. Justo o Freddo não ser..rs.
    Ah, e já fiz aquela adaptação. Achei melhor!! Obrigada pela visita!
    Liquita, manda, manda!! Mas em relação a adotar um ou outro estilo, pelo que me parece, o legal agora é saber harmonizar vários estilos num só ambiente! Aqui em casa eu tõ TENTANDO fazer isso..rs
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. ok...vou esperar chegar o tapete e te mando umas fotinhas da decoração by Corália (é o que ela mais gosta de fazer na vida).

    ResponderExcluir
  14. Anita!!!
    Lembrei de ti!
    Provençal arrojado!
    Dá uma olhada:
    http://www.odiade.com/2011/09/para-aquelas-que-querem-algo-diferente.html

    Bjins meus e da Bia................

    ResponderExcluir