quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sugestão para a virada do ano


Tender ao molho de Laranja


Com flash e sem flash.. rs

Pois é, esse foi um dos pratos da nossa ceia de Natal desse ano e eu simplesmente AMEI. Não só pelo visual, como pelo sabor, mas, principalmente, pelo cheiro maraaaaaaaavilhoso que deixou no ambiente. E como nessas épocas do ano o que não falta na mesa é esse tipo de "carne festiva", achei uma boa diquinha para a virada do ano. Pode ser servido no Reveillon, mas também em qualquer outra época do ano. Esse da fotinha foi realmente o que mami fez. Hmmmmm..


INGREDIENTES:

- 500 gramas de laranjinha kankan (aquelas pequetitinhas vendidas em bandejas nos supermercados)
- 1 litro de água
- 1 tender médio
- 1 col. (sopa) de cravo-da-índia
- 3/4 de xíc. (chá) de margarina (pode ser light para ficar mais saudável)
- 1 col. (chá) de açúcar (pode ser light idem)
- 1/2 xíc. (chá) de mostarda
- 1/4 col. (chá) de pimenta-do-reino
- 1col. (chá) de folhas de tomilho - OBS.: Mami usou alecrim, pois não encontrou o tomilho por aqui. ACHO eu que ficou melhor do que teria ficado com a receita original)
- 3 xíc. (chá) de suco de laranja
* Ramos de tomilho para decorar (como disse, no caso foi usado o alecrim)


MODO DE PREPARO:

- Em uma panela, leve ao fogo médio as laranjinhas e a água. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até as frutas ficarem al dente. Escorra e reserve.
- Com uma faca afiada, faça cortes superficiais no tender, formando um quadriculado (isso ficou muito fofo!). Espete os cravos no meio de cada quadriculado (mais parece um losango) e reserve em uma assadeira.
- Em uma tigela, misture a margarina, o açúcar, a mostarda, a pimenta-do-reino, o tomilho e o suco de laranja. Despeje e esfregue esse molho por toda a superfície do tender.
- Leve o tender ao forno moderado preaquecido (180 graus), coberto com papel alumínio e asse por 30 minutos, regando com o molho da assadeira na metade do tempo.
- Retire o papel alumínio e junte as laranjinhas. Asse por aproximadamente 20 minutos ou até aquecer bem o tender.
- Sirva o tender regado com o molho que sobrou na assadeira e decorado com os ramos de tomilho (ou alecrim) e as laranjinhas.. como nas fotinhas acima.

E para acompanhar, o bom e velho arroz branquinho e soltinho que só a mamãe e a irmãzinha sabem fazer.


Bon appétit!


3 comentários:

  1. Não é por nada não... mas ficou realmente mooiiiito bom!!!!!!
    Faltou a fotita da farofinha doce que só a mamãe sabe fazer!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia! Fiquei com agua na boca. Aqui em casa so eu gosto de tender, entao nunca tem no Natal. Adorei a categoria receitas do blog.

    ResponderExcluir
  3. Pois éeeee Papaula, "sisquici" da farofinha doce. Da próxima vez não me escapa..
    Manuella, então menina.. agora que sou casadinha estou até me interessando um pouco mais sobre essas coisas. Tá loooonge de virar uma mestre-cuca, mas tô me esforçando..rs.

    ResponderExcluir